30 de jan. de 2010

Pratas da casa conquistam pick-ups do Pais



Dj’s iguaçuenses levam suas próprias produções as maiores festas do Brasil e ganham destaque no cenário nacional

Falar sobre a atual cena eletrônica em Foz do Iguaçu é falar de grandes artistas que estão levando o nome da cidade as maiores e melhores casas noturnas do país. Dois grandes exemplos deste sucesso são Bruno Barudi, 23, e Carlos Felten, 28, que encontraram na música a verdadeira vocação.
Ao levarem o estilo electro-house as festas na cidade, os dj´s – que também são grandes amigos - ganharam a atenção do público e hoje são destaques em diversas cidades do país.
“Comecei a mexer e me informar a respeito há uns oito anos. Depois, escutava na rádio, assistia vídeos, freqüentava festas e automaticamente criei a vontade de também tocar”, explicou Bruno Barudi. Segundo ele, que trabalha com suas próprias produções, para adquirir a técnica e o domínio das pick-ups foram necessários anos de pesquisa e ensaios. “Tudo que sei aprendi pesquisando na internet, conversando com amigos que já tocavam. Para quem realmente quer seguir essa profissão é preciso correr atrás”, ressalta.
Para Carlos Felten, o sucesso alcançado é conseqüência de muito empenho, força de vontade e dedicação profissional. “Eu comecei a ‘arranhar’ um pouco em 2005, brincando com amigos que já tocavam. Com o passar do tempo fui pegando gosto e me dedicando mais. Logo fui conhecendo pessoas, fazendo amizades, até ser convidado a tocar pela região em 2006. Com o passar do tempo foram surgindo oportunidades fora do estado, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”, comentou.
Assim como Bruno, Felten também acredita na dedicação como resultado do sucesso. “Hoje existem muitos cursos pata dj, mas eu especialmente fui aprendendo com amigos e descobrindo através de muitas pesquisas. Não basta apenas um curso de dj ou de produção, tem que buscar muito mais. Nas próprias festas que tocamos sempre aprendemos algo junto ao público”.
Ligados atualmente ao estilo electro-house, os dj’s explicaram que o som também segue uma tendência. “O electro house é hoje um estilo muito dançante, que pode seguir a linha comercial e também underground, ou seja, um som um pouco mais pesado” explicou Felten. Segundo ele, este é um dos estilos que agradam não apenas os admiradores da música eletrônica, mas o público em geral.
Profissional
Barudi ressaltou que para ser um bom dj, o profissional deve estar em constante mudança e aberto a novas idéias. “Eu gosto de todos os estilos, não só da música eletrônica, mas do pop/rock, da bossa nova. Caso o dj não se abra para novos estilos, ele fecha a cabeça e automaticamente o trabalho não será o mesmo. O essencial é estar sempre mudando. Hoje faço o electro porque gosto e me identifico, mas amanhã posso estar fazendo outras coisas!”, declarou.
Sucesso
A carreira de Bruno Barudi deu um grande salto no ano passado, após se apresentar em grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. Para o segundo semestre deste ano, estão sendo acertadas viagens internacionais para o dj. “Meus planos são de continuar tocando e estudando, abrir minha própria produtora e investir de todas as formas possíveis”, revelou. Felten, que é agenciado na mesma produtora de Bruno, em São Paulo, revela que o mercado eletrônico está em expansão. Melhor que isso, os bons artistas estão sendo reconhecidos nacional e internacionalmente. “Tenho muito que agradecer, porque meu nome está aparecendo bastante na cena nacional e a procura na agência para fechar as festas tem aumentado bastante”.
Entre festas e produções, os dj´s tiram um tempo para postar as novas músicas e exibir a agenda através dos sites www.myspace.com/feltenlive e www.myspace.com/brunobarudi.
Os interessados também podem procurar pelo nome dos artistas no Youtube.

Um comentário:

toniandre disse...

Blz Thays ... que bom que o blog está no ar e com boa periodicidade! Vou ver se tomo vergonha e reacendo o meu!
Eh eh eh!
abçs