5 de mai. de 2009

Eu e a Feira do Livro. A Feira do Livro e eu.


Fascinante. Esta é a minha descrição sobre o Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu - ou simplesmente a 'Feira do Livro'. Estive lá no sábado para conhecer e tomar um capuccino na cafeteria da esquina. Sabia que nos dias seguintes iria até lá [pelo jornal] para buscar pautas e fazer as matérias. Mas antes, queria conhecer todos os detalhes, como um visitante comum e não um repórter apressado em colher as informações e correr para a redação.
Passei pelo menos duas horas observando as obras, os clássicos da literatura brasileira. Fiquei surpresa ao encontrar Machado de Assis a R$ 3,00, Carlos Drummond a R$ 5,00 e minha amada Clarice a R$ 8,00. Tristeza para alguns, felicidades para outros, que com R$20,00 pode levar para casa uma coleção de livros.

Se não estou enganada, esta é a terceira edição da Feira, que cresce cada vez mais.
Ao conversar com os professores e alunos que participaram das palestras, pude perceber a mudança de comportamento. Hoje as crianças estão bem mais instruídas. Estudam a biografia e as obras dos escritores antes de assistirem as palestras, e depois também realizam atividades em sala de aula. [E ainda há quem diga não gostar da leitura]. Mas casos a parte, vamos as boas: Os jovens estão mesmo interessados, e isso é ótimo. Um vendedor também me contou que cerca de 40% das vendas é destinada a eles: os adolescentes.

Voltando a variedade dos livros, é de ficar louca passeando pelos standes. Sem contar as raridades, como as dez primeiras edições da Revista Manchete, que estavam [ou estão] a venda. Bom, 'é tudo lindo', como diria Caetano Veloso. Sem dúvida, é um ótimo lugar para visitar e de quebra conhecer a cafeteria Treviollo! [Eles trabalham com todos os tipos de cafés, uma delícia!]

Quem estiver em Foz aproveite!
Só para lembrar: Amanhã, as 10h00 tem ENCONTRO COM PEDRO BANDEIRA! SIM, ELE MESMO. O MELHOR AUTOR INFANTO-JUVENIL DO BRASIL, COM 77 LIVROS PUBLICADOS E VÁRIOS PRÊMIOS NA BAGAGEM.

A FEIRA VAI ATÉ O DIA 10 DE MAIO - EM FRENTE A FUNDAÇÃO CULTURAL!
DAS 9H00 AS 22H00
SÁBADO E DOMINGO DAS 9H00 AS 20H00
A ENTRADA É FRANCA!

Nenhum comentário: