2 de set. de 2008

Porque Sorrir é o melhor remédio...

Auxiliar na recuperação através do humor, levando o riso e a alegria a dezenas de pacientes internados no Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Este é o trabalho da Cia do Riso, criada há seis anos em Foz do Iguaçu.
Para complementar o grupo e orientar os novos voluntários, a ONG em parceria com o Hospital promove neste mês a formação para novos integrantes. Divididos em quatro etapas, os participantes terão acesso a palestras com profissionais do hospital, como psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos, além de orientações realizadas pela Ong e participação especial da Trupe Luz da Lua, que irá trabalhar com o desenvolvimento e a criatividade dos novos voluntários.
Como explicou a presidente da Cia do Riso, Márcia de Oliveira, a proposta da formação é treinar os iniciantes para que eles já adquiram experiência antes de entrarem nos quartos. “Quando começamos, não havia orientação nem preparo, por isso, aprendemos por conta própria, na prática. Nosso objetivo é que hoje eles já conheçam as situações e estejam preparados para enfrentar qualquer dificuldade”, explicou.
Para Márcia, a formação é fundamental para quem deseja realizar um bom atendimento. “Eu sempre digo que é uma brincadeira levada a sério. Ao mesmo tempo em que nos realizamos com o trabalho, temos que estar preparados para atender da melhor maneira possível”, ressaltou.

História
A Cia do Riso surgiu em 2003, a partir de um trabalho de duas acadêmicas de enfermagem.
A partir da iniciativa, em menos de três meses o primeiro grupo estava formado, tendo como iniciantes as voluntárias Márcia de Oliveira e Roselene Gonçalves. Durante os seis anos de atuação, o grupo já encantou milhares de crianças e adultos e reascendeu a esperança de muitas pessoas hospitalizadas. A ciência também já comprovou que o riso, o bom humor, a alegria e os sentimentos positivos ajudam na prevenção de doenças e na recuperação de pacientes.
Para dar seqüência aos trabalhos, a Cia do Riso realizará os cursos de formação nos dias 06, 13, 20 e 28 de agosto no Hospital Costa Cavalcanti. Nos três primeiros sábados, o horário de encontro é das 14h00 as 16h00. Já no dia 28 (domingo) o horário é das 9h00 as 11h30. Para participar, o voluntário deve ter acima de 18 anos. Mais informações pelo telefone: 8813-8794.



Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa eu conheci a cia do riso atraves da minha cunhada Lene...eu e minhas amigas de facul acabamos fazendo nosso TCC sobre a instituição...Foi a melhor experiencia que ja tive em minha vida... e um trabalho feito com o coração... e sem duvida todos deveriam participar deste projeto...