A princípio fiquei meio tonga, porque não entendo muito de carro e imaginei que não me daria muito bem. Mas aconteceu uma coisa incrível! Eu adorei!
Quando comecei a ler a respeito, me apaixonei pela marca e fui lembrando da quantidade de carros que meu pai teve. Ele era um apaixonado por carros. Se pudesse, teria coleções (tinha apenas em miniaturas). Se pudesse também, trocava todo mês. Acho que ele queria experimentar todos que tivesse direito!
Me lembro muito bem de cada carro, cada cor e cada briga que ele e minha mãe tinham quando ele comprava um que não agradava ela. (hehe)
A matéria é meio grandinha, mas vale a pena ler!
“Volks”: 55 anos com você!
Você sabia que a Kombi foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen no Brasil? E que o primeiro Fusca nacional foi produzido em 1959, e o Gol é o carro mais vendido no país há 21 anos consecutivos?
Thays Petters
Para comemorar os 55 anos de atividades no Brasil, a Volkswagen preparou uma cartilha com 55 informações sobre a empresa. Nela, constam curiosidades, dados históricos e o papel social da fábrica, que chegou ao país em 23 de março de 1953.
Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a montadora que é a quinta maior exportadora e fabricante de veículos do país; maior empregadora do setor, com mais de 21 mil funcionários; e a pioneira em projetos sociais e educacionais.
Uma das histórias mais marcantes da companhia no Brasil está ligada à produção do Fusca e da Kombi. Conforme afirmou o sócio-proprietário da Paraguaçu — Concessionária Volkswagen de Foz do Iguaçu —, Carlos Bordin, “esses veículos marcaram gerações do mundo todo”. E isso não dá para negar. Afinal, quem nunca teve um Fusca, ou pelo menos, morreu de vontade de ter um? O carro marcou época nos anos 60 e 70 e é, até hoje, um ícone da marca.
Os primeiros Fuscas (na época também chamados de Volkswagen Sedan) foram fabricados em 1959, com peças importadas da Alemanha e montadas por apenas 12 funcionários. A Kombi foi o veículo de produção inaugural, em um armazém montado no Bairro Ipiranga, em São Paulo, no ano de 1957. O nome “Kombi” deriva de “combinado”, ou seja, veículo que combina transporte de passageiros e carga.
Já a primeira fábrica foi oficialmente inaugurada em 18 de novembro de 1959, em São Bernardo do Campo. De lá saíram modelos como Karmann-Ghia (1962), Brasília (1973), Passat (1974) e SP-1 (1975). Em 1973 iniciou a fabricação da Brasília, que vendeu 930.160 unidades durante os nove anos em que esteve no mercado.
Em 55 anos, a empresa acumula mais de 17 milhões de veículos montados (entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus). No mercado brasileiro, vendeu quase 15 milhões e exportou 2,3 milhões de unidades para mais de 50 países em todo o mundo. Neste ano, a montadora investirá R$ 123 milhões para ampliação da fábrica de motores, em São Carlos (SP). Até setembro, a capacidade produtiva passará de 1.800 para 2.700 motores por dia.
A “Volks” também foi a primeira montadora brasileira a lançar um veículo bicombustível — o Gol 1.6 L Total Flex — e um carro 1.0 Total Flex (o Fox, em 2003). No país, foi a estreante dos freios ABS (1992). Além de pioneira na utilização de injeção eletrônica de combustível (1988), foi a precursora no lançamento de motor 1.0 16 válvulas (1997).
Com o Fox, inaugurou um novo conceito de desenvolvimento de veículo ao redor do passageiro. Primeira montadora brasileira a ter um centro de desenvolvimento, pesquisa e design, a Volks também foi quem se antecipou no lançamento de uma station wagon 4 portas. Na América Latina, superou os concorrentes ao receber a então inédita certificação ISO 9002.
Uma das características mais importantes da Volkswagen é a preocupação com seus funcionários e clientes e o papel social que desempenha no Brasil. Ela é a única que mantém há 36 anos um programa de prevenção e tratamento da dependência química destinado aos empregados e seus familiares. Foi a primeira montadora a aderir às iniciativas para eliminar o trabalho infantil na cadeia produtiva do setor automobilístico, em 1996. Também estabeleceu previamente um acordo histórico de flexibilização da jornada de trabalho, visando à preservação de empregos (1998).
A instituição mantém um programa de incentivo às idéias dos funcionários. É pioneira no programa de atendimento aos portadores de HIV positivo — premiado pela ONU — e parceira há mais de 30 anos do Senai na formação profissional de mais de 5 mil jovens. Também deixou sua marca ao lançar um concurso inovador entre universitários, para descobrir e valorizar novos talentos de design, cujo maior prêmio é um estágio no estúdio da Volkswagen do Brasil. Recicla por ano cerca de 650 mil metros cúbicos da água consumida em suas fábricas e conserva, desde 2002, o programa “Mobilidade”, atendendo clientes portadores de deficiências físicas.
De acordo com Carlos Bordin, o formulário com as 55 informações será repassado aos clientes via e-mail e cartas. Para conhecer um pouco mais sobre a história e as novidades da Volks, basta acessar o site http://www.volkswagen.com.br/.
Você sabia que a Kombi foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen no Brasil? E que o primeiro Fusca nacional foi produzido em 1959, e o Gol é o carro mais vendido no país há 21 anos consecutivos?
Thays Petters
Para comemorar os 55 anos de atividades no Brasil, a Volkswagen preparou uma cartilha com 55 informações sobre a empresa. Nela, constam curiosidades, dados históricos e o papel social da fábrica, que chegou ao país em 23 de março de 1953.
Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a montadora que é a quinta maior exportadora e fabricante de veículos do país; maior empregadora do setor, com mais de 21 mil funcionários; e a pioneira em projetos sociais e educacionais.
Uma das histórias mais marcantes da companhia no Brasil está ligada à produção do Fusca e da Kombi. Conforme afirmou o sócio-proprietário da Paraguaçu — Concessionária Volkswagen de Foz do Iguaçu —, Carlos Bordin, “esses veículos marcaram gerações do mundo todo”. E isso não dá para negar. Afinal, quem nunca teve um Fusca, ou pelo menos, morreu de vontade de ter um? O carro marcou época nos anos 60 e 70 e é, até hoje, um ícone da marca.
Os primeiros Fuscas (na época também chamados de Volkswagen Sedan) foram fabricados em 1959, com peças importadas da Alemanha e montadas por apenas 12 funcionários. A Kombi foi o veículo de produção inaugural, em um armazém montado no Bairro Ipiranga, em São Paulo, no ano de 1957. O nome “Kombi” deriva de “combinado”, ou seja, veículo que combina transporte de passageiros e carga.
Já a primeira fábrica foi oficialmente inaugurada em 18 de novembro de 1959, em São Bernardo do Campo. De lá saíram modelos como Karmann-Ghia (1962), Brasília (1973), Passat (1974) e SP-1 (1975). Em 1973 iniciou a fabricação da Brasília, que vendeu 930.160 unidades durante os nove anos em que esteve no mercado.
Em 55 anos, a empresa acumula mais de 17 milhões de veículos montados (entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus). No mercado brasileiro, vendeu quase 15 milhões e exportou 2,3 milhões de unidades para mais de 50 países em todo o mundo. Neste ano, a montadora investirá R$ 123 milhões para ampliação da fábrica de motores, em São Carlos (SP). Até setembro, a capacidade produtiva passará de 1.800 para 2.700 motores por dia.
A “Volks” também foi a primeira montadora brasileira a lançar um veículo bicombustível — o Gol 1.6 L Total Flex — e um carro 1.0 Total Flex (o Fox, em 2003). No país, foi a estreante dos freios ABS (1992). Além de pioneira na utilização de injeção eletrônica de combustível (1988), foi a precursora no lançamento de motor 1.0 16 válvulas (1997).
Com o Fox, inaugurou um novo conceito de desenvolvimento de veículo ao redor do passageiro. Primeira montadora brasileira a ter um centro de desenvolvimento, pesquisa e design, a Volks também foi quem se antecipou no lançamento de uma station wagon 4 portas. Na América Latina, superou os concorrentes ao receber a então inédita certificação ISO 9002.
Uma das características mais importantes da Volkswagen é a preocupação com seus funcionários e clientes e o papel social que desempenha no Brasil. Ela é a única que mantém há 36 anos um programa de prevenção e tratamento da dependência química destinado aos empregados e seus familiares. Foi a primeira montadora a aderir às iniciativas para eliminar o trabalho infantil na cadeia produtiva do setor automobilístico, em 1996. Também estabeleceu previamente um acordo histórico de flexibilização da jornada de trabalho, visando à preservação de empregos (1998).
A instituição mantém um programa de incentivo às idéias dos funcionários. É pioneira no programa de atendimento aos portadores de HIV positivo — premiado pela ONU — e parceira há mais de 30 anos do Senai na formação profissional de mais de 5 mil jovens. Também deixou sua marca ao lançar um concurso inovador entre universitários, para descobrir e valorizar novos talentos de design, cujo maior prêmio é um estágio no estúdio da Volkswagen do Brasil. Recicla por ano cerca de 650 mil metros cúbicos da água consumida em suas fábricas e conserva, desde 2002, o programa “Mobilidade”, atendendo clientes portadores de deficiências físicas.
De acordo com Carlos Bordin, o formulário com as 55 informações será repassado aos clientes via e-mail e cartas. Para conhecer um pouco mais sobre a história e as novidades da Volks, basta acessar o site http://www.volkswagen.com.br/.
2 comentários:
Que querida que ficou a sua matéria! Vou ver sempre seu blog! Você trabalha para qual meio de comunicação??? Vc eh jornalista formada?? li inteira!!
e vc eh de foz *-*
aeaiheae
fiquei empolgado!
um beijo! ^^
Eu sempre quis ter uma kombi azul ou verde
:D
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