26 de mar. de 2008

O fantástico mundo da blogosfera


Conheça os detalhes desta nova mania cibernética e as opiniões de quem realmente entende do assunto

Thays Petters

Expor fatos, idéias, imagens e emoções. Discutir temas atuais, contar histórias, debater, pesquisar, conhecer novas pessoas e lugares. Esses são alguns dos principais objetivos da maioria dos blogueiros. Esse “novo” mundo, ou essa comunidade, denominada de blogosfera já mostrou para que veio. E prova disso é o número de pessoas que aderiram a novidade em todo o país.
De acordo com o a última pesquisa realizada pelo site Technorati - especializado em busca de blogs - estima-se que mais de 35,5 milhões de brasileiros possuam uma página na internet. A cada seis meses é possível dobrar este número, já que cerca de 75 mil blogs são criados a cada dia. O Brasil é hoje o quinto colocado entre as nações com maior número de leitores de blog’s e o terceiro com mais usuários.
Para entender um pouco mais sobre esse “mundo”, conversamos com alguns blogueiros, que deram suas opiniões a respeito dessa mania cibernética
Como explicou a estudante Kellen Lopes, 24, existem inúmeros formatos de blogs no Brasil e no mundo, mas o que realmente importa é o conteúdo de cada um deles. Para ela, o usuário deve ter opinião própria e não copiar textos de outros blogs. “Inspirado sim. Copiado não. Porque quem tem blog gosta de ler outros blog’s. Se essa pessoa copia algo que já foi postado, perde a graça”, garantiu.
Kellen, que é estudante de administração e escritora assídua do blog

http://www.blogjaviu.blogspot.com/, comentou que tudo começou há cinco anos, ao ler uma matéria sobre diários virtuais. “Era a nova moda entre os jovens. Eu tinha um computador, internet e várias coisas para escrever, aí como não tinha nada a perder, fiz o meu também.” A estudante chegou a receber mais de 7 mil visitas por dia, ao ser indicada por blogs de todo o Brasil. Sua página também foi classificada três vezes como a melhor da semana pelo site Blogger (http://blogger.globo.com) e recebe atualmente cerca de 350 a 400 visitas diariamente.
Tudo isso não é por acaso. O sucesso da blogueira é justamente pela sua autenticidade na forma de escrever. O humor, o sarcasmo e a irreverência estão reproduzidos em todos seus textos, o que, de certa forma, chama a atenção da maioria. “Escrevo a minha opinião, minhas idéias. Filosofias furadas ou não”.
Já para o paulista Davis Leandro Perdigão Peixoto, 24, o blog serve como “um mural de pensamentos aleatórios”. A intenção dele, que também é analista de sistemas, é passar dicas e informações sobre assuntos dos quais ele se interessa e conhece. “Além de ser uma válvula de escape de vez em quando” afirmou. Os leitores do blog http://www.blogdoperdigao.blogspot.com/
encontram temas ligados a informática, software livre, política, economia, meio ambiente e automobilismo. Todos os textos abordam assuntos específicos e dirigidos a determinado público-alvo.
Segundo Davis, o blog é um canal de comunicação muito eficiente, onde todos podem expor suas idéias em determinadas áreas. Ele também mencionou que pretende construir um blog colaborativo (diversos autores com interesses em comum) com mais dois amigos. De acordo com o analista, escrever textos e artigos em conjunto está se tornando tendência para uma comunicação mais humana. “Existem muitos economistas, filósofos, cientistas, políticos, publicitários, escrevendo artigos com muito potencial para a cultura brasileira”.
Um caso também interessante aconteceu com uma das turmas de jornalismo da UDC. No semestre passado, os alunos do 6º período criaram blogs para a disciplina de Novas Mídias. A proposta era que cada acadêmico postasse matérias, artigos e comentários referentes às novas tecnologias e assuntos gerais. A idéia deu tão certo que os estudantes se apaixonaram pela novidade e, hoje, já no sétimo período, continuam escrevendo e postando frequentemente.
Carlos Augusto Luz é um dos estudantes que virou um blogueiro assíduo, postando matérias, artigos, releases e comentários em sua página virtual (www.carlos-luz.blogspot.com). Os temas em questão dizem respeito ao webjornalismo, jornalismo no terceiro setor, político e cultural.
De acordo com Carlos, que também é escritor e poeta, o blog “é uma ferramenta de democratização da informação”. Para ele, o veículo exerce um importante papel na comunicação, tanto pela emissão de opiniões como pelo acesso gratuito.

Nenhum comentário: