14 de nov. de 2007

192: Ele pode salvar sua vida

Projeto visa sensibilizar iguaçuenses dos trabalhos realizados pela equipe de profissionais da saúde

A equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) quer sensibilizar a comunidade sobre os serviços realizados pela unidade de socorro. Apesar de realizarem atendimentos de vital importância à comunidade iguaçuense, o número de trotes e as chamadas desnecessárias congestionam as linhas telefônicas e prejudica a prestação de serviço a quem realmente precisa.
Inaugurado em junho do ano passado, a média diária de atendimento é de 37 casos, totalizando mais de 13,6 mil atendimentos em 17 meses.
Trabalham no SAMU 64 funcionários, entre auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, técnicos auxiliares de regulação médica (TARM), condutores de veículos e estagiária. O serviço conta ainda com: quatro ambulâncias, sendo três Unidades de Suporte Básica (USB) e uma Unidade de Suporte Avançada (USA).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona 24 horas por dia atendendo às urgências de natureza clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. O trabalho visa assegurar suporte de primeiros socorros e sobrevida dos pacientes.
“Quando alguém da comunidade liga para o número 192, o técnico auxiliar de regulação médica atende ao telefone, anota endereço, proximidades, nome da vítima, nome do solicitante e queixa principal. Essas informações são repassadas para o médico que fará a triagem e classificação do nível de gravidade dividida em: pequena, média ou severa. O médico também orienta o acompanhante ou a vítima do que ela pode ou não fazer enquanto a ambulância é encaminhada até o local”, explica o coordenador geral do SAMU e médico Moisés Carvalho.
De acordo com ele, são atendidos casos graves como acidente vascular cerebral (AVC) conhecido como derrame, ameaça de infarto ou infarto, mal súbito, gestante em trabalho de parto ou sob ameaça de abortamento e outras situações de agravamento da saúde.

Campanha
Para tentar sensibilizar a população sobre a correta utilização dos serviços do SAMU, os profissionais vão promover uma campanha de conscientização. De acordo com a enfermeira Maria Argentina: “os iguaçuenses ainda estão desinformados quanto ao trabalho de urgência realizado pelo SAMU, o que acarreta em transtornos a quem espera pelo atendimento”, explica. Segundo ela, o SAMU atende mais de seis mil chamadas por mês e cerca de 30% dos telefonemas são trotes. “ Recebemos mais de 1.800 trotes todos os meses e isso prejudica o atendimento às pessoas que estão precisando de socorro”.
A enfermeira antecipa que a partir do ano que vem, será implantado um projeto de conscientização nas escolas, para que alunos e comunidade conheçam os serviços e saibam quando devem realmente ligar. “A população deve reconhecer quando é uma questão de urgência”, frisa.
Os casos de atendimento do SAMU incluem: Problemas cardíacos e insuficiência respiratória, infarto, intoxicação por medicamentos, veneno, drogas ou álcool, vítimas de agressão (crianças e mulheres), trabalho de parto, hipoglicemia, tentativa de suicídio, crise hipertensiva, problemas psiquiátricos, surto psicótico e transferência inter-hospitalar a pacientes com risco de morte.
Já os casos de traumatismo em geral, acidente de arma de fogo, arma branca, acidente de carro, agressão física, afogamento e queimaduras são de responsabilidade do SIATE que atende pelo telefone 193.

Um comentário:

toniandre disse...

Muito bem Thays! Mas não esqueça de dar um "tratamento web" nas matérias que colocar na página! Por exemplo ... o serviço Samu não tem site? Porque não colocar os link´s para sites e outras informações disponíveis?