16 de out. de 2007

A tal da viagem!


Estive em Porto Alegre neste feriado de N. S. Aparecida. Poa era uma cidade que eu tinha a maior vontade de conhecer e os meus curtos três dias já foram bons para eu ver, aprender e contar pra todo mundo um pouquinho da terra amada dos gaúchos.

Saímos de Foz na quinta-feira a tarde e chegamos em Porto Alegre na sexta-feira, perto das 9 hs. Estava louca para tomar um café com leite e então assim que chegamos, fomos direto a uma LANCHERIA (lanchonete aqui). Eu expliquei pro Maurício que queria um café e um queijo quente (aqui em Foz também conhecido como misto quente). Acredito que ele não tenha compreendido, e veio um pão frances com queijo e presunto. Pois bem. Minutos depois ele disse que havia pedido uma "TORRADA", e eu estranhei. Pensei comigo; "Porque cargas d'água esse louco vai comer uma torrada seca de café da manhã". Mas, fiquei quieta.

Chegada a "torrada" do Maurício, observei que era o Misto quente que eu queria. (hehe). Então nem preciso dizer o sarro que eles (os gaúchos) tiraram de mim.

Como, eu, uma iguaçuense, iria entender que um simples queijo quente seria TORRADA lá no Rio Grande amado?! (fala sério)


No primeiro dia passeamos bastante. Ficamos na Rua Farrapos, Hotel Elevado, próximo a Rodoviária.

Andamos por boa parte do centro (creio eu). Passamos pela Catedral,Teatro São Pedro, Mercado Público, umas feirinhas, Prefeitura, Palácio Farroupilha, e o mais emocionante pra mim; a Casa de Cultura Mário Quintana. Fiquei encantada com o lugar, com a história dele, o antigo hotel Majestic, (http://www.cultura.rs.gov.br/principal.php?inc=ccmq), a arquitetura, o ambiente, e claro, tudo o que se referia ao grande poeta brasileiro.


No segundo dia, fomos a exposição de 50 anos da RBS. "NO AR" era o nome da exposição, que fica até o final de novembro na Usina do Gasômetro. Descrever aqui sobre sobre o que é e o que foi pra mim visitar o lugar é impossível. Fico boba pensando como alguém teve criatividade suficiente para por em prática, com todos os detalhes, uma exposição daquelas. Só posso resumir em uma palavra: IMPRESSIONANTE.

Neste dia também fui ao jogo do Grêmio no Estádio Olímpico. Todo mundo sabe que eu não tenho time e faço questão de não ter, pois o futebol não me agrada muito. Mas, em todo caso (e com ingresso ganho), fui ao tal do jogo (Grêmio e Goiás). Chegando lá eu já disse: MAS CADÊ A TORCIDA DO GOIÁS? (hahaha). De certo que algum porto alegrense iria se atrever a entrar no Olímpico quase lotado de gremistas com a camisa do Goiás. Claro que não! No fim, eram gremistas e mais gremistas. (Que sarro)

Entre uma cerveja e outra, eu adorei aquilo. Super animado, divertido e empolgante. Recomendo pra quem nunca foi. Mas só um detalhe, não vá em jogo (Grêmio e Inter), aí dá medo!
final do placar: Grêmio 2 x 1 Goiás.


Terceiro e último dia: (Domingo). Fui ao Parque da Redenção de manhã com pessoas que eu não conhecia, mas que adorei! Fiquei toda faceira com a feirinha de antiguidades. Uma infinidade de livros, lustres, máquinas de escrever, taças de cristal, brincos, bijouterias, pinguis de geladeira (que estavam caros, por isso não comprei pra Festa Kitchi)... Enfim, um lugar maravilhoso. Ideal pra levar a família, os amigos, o namorado para um bom passeio.

Ah! um detalhe: a cidade é cheia de cachorros, no Parque então nem se fala. Mas o povo é educado, e limpa a caca dos animaizinhos. (Ainda bem).

Logo em seguida almoçamos e lá pelas 4 seguimos viagem...


Foi tudo muito bom, apesar do pouco tempo. A viagem foi TRI cansativa, como diriam os gaúchos.. mas no fim, valeu a pena!

Deixo a dica para um bom passeio. Faltou ir a muitos lugares, mas o pouco que pude aproveitar já foi o máximo. Quero deixar um beijo especial ao Tagui, amigo da Izzy que nos recebeu maravilhosamente bem e foi um parceiro formidável de bebedeiras! (cof cof). Muitíssimo obrigada querido!
A Bianca também foi parceira em ir ao jogo comigo! Adorei te ver guria linda!
Por hoje é só pessoal!

Um comentário:

Carlos Luz disse...

Muito legal thais... que inveja de vc pela casa mário quintana... mas um dia ainda estarei lá tb...
que bom ter gostado da viagem, mas por favor não me venha com esse negócio de "tri legal" e "bha, tchê"...combinado??? hahahaha...
até a noite, nos vemos pra ir até o ecomuseu, na aula da Nara, a cris tb vai com a gente e mais duas pessoas (é oq cabe...rsrsrs), infelismente meu carro não é como coração de mãe...rsrsrs.. tem vaga limitada...rs)
até... e mais uma vez, seja bem vinda de volta à terra das cataratas...