19 de out. de 2007

Ecomuseu de Itaipu completa 20 anos



Para comemorar a data, o museu lançou na noite de terça-feira duas exposições que permanecem até março de 2008


O lançamento das exposições biográficas do argentino Osvaldo Marcon e do intelectual espanhol Vivencia Juan de Lastanosa marcou a noite da última terça-feira, durante a comemoração do aniversário do Ecomuseu. Participaram da cerimônia à diretoria e funcionários da Itaipu, representantes da Holoteca do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), e estudantes da região.
O público que visitar as exposições, encontrará obras e desenhos do argentino premiado em seu país e no exterior, Osvaldo Marcon. O artista, que também é arquiteto, abandona os objetos da realidade e traduz em seu trabalho um diálogo com livros de história da arte, imagens do Renascimento e Barroco italianos. O critério para a seleção de imagens se deu a partir da concentração de informação visual que elas carregam, em formatos curvos, orgânicos e irregulares. O público pode ainda participar das oficinas de desenho e dança (totalmente gratuitas) ministrada pelo artista. O objetivo é agregar interatividade e preservar os bens culturais.
A outra exposição, em parceria do Ecomuseu com a equipe da Holoteca do Centro de Estudos da Conscienciologia (CEAEC), retrata a vida do agitador intelectual, escritor, político, mecenas e arqueólogo-colecionador do século XVII, Vincencio Juan de Lastanosa.
Um dos pioneiros dos “Gabinetes de Curiosidades”, Lastanosa reunia objetos, pinturas, esculturas, mapas, moedas, jóias, fósseis, corais, conchas, insetos e antiguidades procedentes da Ásia, África, América e Europa, além de registrar manuscritos dos livros que colecionou durante cerca de 20 anos. O espanhol, a frente de seu tempo, fez de seu palácio um local de encontro permanente de pensadores, artistas, escritores e cientistas interessados em discutir e debater temas da época. Neste ano de 2007, comemora-se na Espanha o quadricentenário do nascimento de Lastanosa, em evento intitulado “Pojeto Lastanosa: A Paixão do Saber”, promovido pelo Instituto de Estudos Altoaragoneses-IEA.
Durante a exposição, que permanece até o dia 2 de março de 2008, profissionais convidados do Ceaec estarão ministrando oficinas educativas para a população. Os interessados em participar das atividades, devem entrar em contato com Elder ou Antônia pelo telefone (45)3520-6739/ 3520-6664 ou pelo e-mail ecomuseu@itaipu.gov.br.

História
O Ecomuseu de Itaipu recebeu desde sua inauguração, em outubro de 1987, cerca de 900 mil turistas. Diariamente, cerca de 400 pessoas visitam o local que conta a história da ocupação Oeste do Paraná, que se iniciou com os indígenas, portugueses e espanhóis.
O museu relata de forma interativa, a história da construção de Itaipu, com fotos, instrumentos de trabalho do cotidiano, depoimentos em vídeo e objetos de celebrações da Usina. Um dos destaques é a réplica perfeita do eixo de uma unidade geradora da usina, quase em escala natural, que proporciona ao visitante ouvir o barulho do eixo em movimento.
A visita ao Ecomuseu é gratuita. Os horários de atendimento são de terça-feira a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 14h as 17h30. Aos domingos, das 14h as 17h30.

Nenhum comentário: