4 de set. de 2007

Jornalismo Multimidia
O cotidiano não só do jornalista, mas das pessoas desse mundo atual, consiste em obter informações no menor espaço de tempo. Infelizmente, vivemos um tempo em que é raro encontrar alguém que possa ler um jornal inteiro pela manhã. Quando muito, essas pessoas são idosos ou aposentados que preferem ainda ler um jornal e assistir a tv do que acessar a internet e obter o mesmo conteúdo "mastigado" em poucas palavras.
No meu caso, não só pelo trabalho, mas pelo contexto em que vivo, é necessário ler o jornal, acessar a internet nas principais páginas de notícias, assistir o jornal do meio dia e quando posso, ver o Jornal Nacional, Globo Repórter, Fantástico e afins.
Como afirma o texto de João Rios e Fernanda Correa, o consumidor já está com comportamento multimídia, sendo rendidos a Sra. Audiência. É ela quem manda, faz e desfaz no atual momento.
Como futura jornalista, em particular, não me agrada esse tal de jornalismo multimídia.
Penso que é realmente necessário um profissional de comunicação ter facilidade em trabalhar nessas áreas diversas (rádio, tv, jornal impresso e internet). Mas, não acredito que seja bom, um jornalista escrever matérias para internet, rádio e ainda apresentar as notícias em tempo real. A qualidade não é a mesma e isso pode ser percebido diretamente pelo receptor. A linguagem de cada área é diferenciada, o que torna ainda mais difícil, um jornalista escrever para cada um e manter o sucesso.
Mas, como o mercado caminha para o modelo multimídia, as empresas terão realmente que se adaptar a essa nova estrutura. Criar novos conceitos de vendas para atingir todos os públicos e acertar a distribuição personalizada.

Nenhum comentário: