27 de ago. de 2007

SAÚDE

A verdade sobre o Chá verde

Saiba o que realmente acontece com o organismo de quem faz do chá verde um consumo diário


Ele diminui as taxas de colesterol ruim, fortalece as artérias e veias, além de ser uma erva que possui virtudes medicinais e estéticas importantes. O chá verde está ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, devido as suas substâncias anti-oxidantes, que evita o envelhecimento celular precoce e tem o poder de prevenir algumas doenças.
A primeira lenda e referência milenar, data de 2737 a.C. e deixou um ar romântico à história do chá verde, também conhecido como banchá. Acredita-se que o imperador da China, Shen Nung, descansava sob uma árvore, quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água, que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, o imperador provou o liquido; nascendo assim o chá verde. Mas como toda lenda, é provável que esta também seja fruto da imaginação.
No início do século IX, quando foi introduzido ao Japão por monges budistas, o chá teve uma evolução imensa, abrangendo não só o meio técnico e econômico, como os meios artísticos, poéticos, filosóficos e religiosos, sendo usado até mesmo em cerimônias e rituais. Desta maneira, ele foi estendendo-se ao resto do mundo, somado a ciência que revelou as propriedades terapêuticas e estéticas.

Organismo
Considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides – substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres -, responsável pelo envelhecimento celular precoce, também está comprovado que o chá ajuda a diminuir as taxas de colesterol, além de ativar o sistema imunológico.
A Sociedade Brasileira de Médicos Antroposóficos vai além, e defende que consumir chá verde regularmente ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas.
Estudos recentes ainda apontam que o chá em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B, aumentando a proteção contra o câncer de pele. Além disso, a planta é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas, sendo indicada para limpeza de peles oleosas.
Segundo a nutricionista Fabiane Lima, da Clínica de estética “Equilibrium Spa e Saúde”, é preciso atenção ao que a mídia divulga em relação ao emagrecimento. De acordo com a nutricionista, o chá não “ajuda” a emagrecer, como garantem algumas revistas de beleza e estética. “Algumas pessoas atribuem o emagrecimento ao chá, o que não acontece. A perda de calorias se dá em decorrência de uma dieta balanceada, e não apenas da ingestão do chá”.
Para a mestranda em Ciências da Saúde pela UEM e nutricionista, Márcia Fernandes Nishiyama; o emagrecimento acontece de forma indireta, pois o chá estimula o gasto calórico, mas não elimina gorduras, como revela alguns veículos de comunicação. “Não adianta tomar o chá e acreditar no emagrecimento, isso não acontece”, afirma.
Portanto, não beba o chá pensando em obter resultados estéticos. Experimente a bebida do momento e fique em dia com a sua saúde.

A planta
O chá é natural das folhas da Camellia Sinensis, uma erva na qual é possível obter diferentes tipos de chás, dependendo de cada tratamento a que são sujeitas. Entre eles, o chá preto, verde, Oolong, aromatizados, entre outros. Sendo assim, pode ser considerados “chás”, os que levarem na composição o nome da planta.

Nenhum comentário: