24 de jan. de 2011

Se eu fechar os olhos agora

Sempre preferi os bons livros de história a romances literários e aventuras policiais. De uns tempos pra cá, confesso, este gosto mudou. A partir dos melhores presentes que alguém pode receber, descobri ótimos livros, que não só ganharam destaque na cabeceira da cama como ajudaram a estimular toda essa imaginação, que andava escondida em algum lugar.
.
Entre as recomendações para este início de ano está o livro “Se eu fechar os olhos agora”, de Edney Silvestre. O romance conta a história de dois meninos, Paulo e Eduardo - ambos com 12 anos - que encontram o corpo de uma linda mulher, morta e mutilada as margens de um lago em uma pequena cidade no interior do Rio de Janeiro.
.
A falta de lógica da polícia leva os meninos a investigarem o crime por conta própria. Neste momento inicia-se uma trama eletrizante, repleta de mistérios, contradições e assuntos até então desconhecidos por dois jovens que estão longe de chegar à vida adulta.
.
No decorrer da investigação, Paulo e Eduardo conhecem Ubiratan, um velho comunista que não só ajudará os meninos, como lhes apresentará o contexto do Brasil nos anos 60. Neste momento, as aulas de história ganham nova roupagem e fazem com que dois meninos descubram a real essência da sociedade retratada através da política e da marginalização do ser humano.
.
Como descreveu Lívia Garcia Roza, o romance nos atrai pelos diálogos “ágeis, bem humorados e inteligentes”, que somente um escritor-jornalista como Edney Silvestre saberia reproduzir.
.
“Se eu fechar os olhos agora” é uma leitura fácil, gostosa e extremamente envolvente.

Sobre o autor

Edney Silvestre é escritor e jornalista da Rede Globo. Foi corresponde internacional em Nova York e atualmente trabalha no Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e Jornal da Globo. Ele também é autor de outros livros como “Dias de cachorro louco”, “Outros tempos” e “Contestadores”.