25 de mai. de 2009

‘Curitibaqueando’

Minhas impressões sobre Curitiba são tantas que daria para escrever dezenas de páginas. Embora eu tenha passado apenas o último final de semana, os três dias foram preciosos para conhecer lugares, descobrir pessoas e comportamentos. Curitiba é mesmo interessante, e não me refiro apenas a cidade em si, mas a forma como tudo é completamente planejado, desde uma visita à casa do amigo até o formato do trânsito, com planejamento urbano impecável.

Estive outras vezes em visita a capital, mas esta teve outro sabor. Andei como nunca na vida (pernas pra que te quero), cantei no videokê, não me lembro quantas vezes entrei nos ônibus (e até decorei as informações ditas por aquela mulherzinha da caixa de som), bebi cerveja, dei risada até a barriga doer, fiz café (fazia tempo que não fazia), comprei lembrancinhas, comi pastel na feirinha, tirei muitas fotos, e o mais importante; aproveitei cada um desses momentos.

Há tempos eu precisava de uma ‘folga’ do trabalho e de Foz. ‘Fugir’ não é a palavra certa, mesmo porque não tenho motivos pra isso. A realidade é que precisava de um tempo, um breve descanso. E consegui tudo isso! Ainda que bem acompanhada de amigos e da minha irmã, estive com minha mente só. Livre, leve e solta. Com pensamentos a todo momento, mas sem nenhuma regra e determinação. Lá eu era mais uma formiguinha no meio da tantos, apenas alguém comum que queria ver a vida por outros ângulos. [Não que aqui eu também não seja, mas queria – e consegui – me livrar de alguns olhares, aqueles que você encontra no supermercado, na padaria e até na rua].
Como é bom andar onde ninguém te conhece! E por favor, não pensem que sou celebridade, mas quem mora no interior sabe como são as coisas. ‘Fulana, filha de ciclano, namorada de beltrano, vai casar no dia tal’. Aqui só faltam as vizinhas beatas fofocando pelas janelas. [Futilidade, hipocrisia e ganância fazem parte de muitos perfis aqui de Foz]. Do tipo: Quem tem sobrenome é melhor!



Me livrei disso e encontrei uma Curitiba diferente. Diferente daquela onde as pessoas são frias e mal educadas. Ao contrário. Tirando um taxista nervoso sem o troco e um funcionário de uma empresa de ônibus, tudo foi perfeito. Recebemos ‘bom dia’ no elevador, sorrisos e um excelente atendimento. Entre inúmeras situações, vi uma gestante (com no mínimo 8 meses de gravidez) ceder o lugar no ônibus a um idoso. Gestos assim são comuns por lá, e todo mundo respeita isso. Acho muito bonito, além é claro, de fazer parte das responsabilidades do cidadão.

Sobre os passeios, estive no Jardim Botânico, Feira do Largo da Ordem, Parque Barigui, shoppings, ruas, ruas e mais ruas. Como não sou uma turista com grana, gastamos nosso dinheirinho para passear. E nada melhor do que uma boa ‘bateção de pernas’ para conhecer os lugares. Mais uma semana, e estaria adaptada à cidade!

Seja em Curitiba ou em qualquer lugar do mundo, o importante é viajar com alma e coração. Eu fiz isso, e hoje só posso dizer que valeu a pena.



Por que o Sol saiu
Por que o seu dente caiu
Por que essa flor se abriu
Por que iremos viajar no verão
Por que aqui o mundo não será cão (...)

Como escrever certo o seu nome
Como comer se der fome
Como sonhar pra quem dorme
E deixa o cansaço acalmar lá em casa
Como soltar o mundo inteiro com asas

O mundo é bão sebastião!

6 comentários:

crevilaro disse...

Sempre lindos os textos, não comento sempre, mas estou aqui lendo e nos meus favoritos se blog, bjus e parabéns!

Paloma Flores disse...

Poxa, que bom que você se divertiu! Eu concordo, se a gente viaja com o coração, com a alma, não tem como a viagem ser ruim.
Eu te entendo nessa de vida em cidade do interior. Ainda bem que já saí de lá!
Também adoro Curitiba. E as fotos estão LINDAS.

Tainá Facó disse...

Ah, mas que bom, flor! Eu vejo suas fotos e sinto sua alegria e satisfação daqui. Espero que essa felicidade se propague. E não acabe tão cedo.

Fica bem, amor!

Beijo enorme!

Anônimo disse...

Linda essa foto do parque! Adorei.. também estive lá este final de semana. Voltei hoje e Curitiba chorou hahaha está chovendo lá :P

Adoro.. mesmo com os curitibócas de plantão.

carol~ disse...

curitiba só não é mais perfeita pq todo os meus queridos não cabem na minha humilde mala. :~

Fernando disse...

A então quer dizer que a Srta "curitibaqueou'? heuhueihuieha
Capital é foda, aquele cheiro de concreto me deixa extasiado, mas morar lá, só seu levar os amigos juntos! ;*