13 de fev. de 2009

Blog e paladar: uma idéia que deu certo

Jovens iguaçuenses criam página sobre culinária da tríplice fronteira e descrevem experiências a cada local visitado

Thays Petters

A febre dos blog´s invadiu rede e está fazendo a cabeça de milhares de brasileiros. Ter uma página só sua, onde você posta o que quer e a hora que quiser vem se tornando um hábito delicioso, principalmente entre os jovens. Seja para servir de diário virtual ou uma nova ferramenta para debates e discussões, o blog realmente veio para ficar e há tempos ele desperta o interesse de muitos iguaçuenses.
Um exemplo são os amigos Ariel Boldrini e Liana Gratieri, que a pouco mais de um mês criaram um blog um tanto quanto guloso. Quem visita o endereço (www.whataboutadinner.blogspot.com) pela primeira vez, tem a certeza de que voltará em seguida. Isso porque os dois desenvolveram uma página específica para a culinária da tríplice fronteira. Não, eles não postam receitas de pratos, mas escrevem sobre os detalhes de cada comida ou restaurante visitado.
Como explicou Liana, a idéia surgiu por um simples gosto em comum que deveria ser compartilhado na rede. “Logo que nos conhecemos já rolou uma afinidade muito grande em relação a algumas coisas, e uma delas eram os planos pro final de semana. Nós vivíamos pensando em sair pra lugares diferentes e cozinhar algumas coisas”. Os encontros começaram e a cada local, uma nova idéia surgia. Seja como sugestão para novos apreciadores ou um singelo comentário. O que vale, segundo eles, é conhecer.
Batizado de “What about a dinner?”, ou “Que tal um jantar?”, a página já recebeu mais de 270 visitas em menos de 30 dias, o que para Liana já é uma grande surpresa. “A princípio era um blog bobinho, sem maiores intenções. Agora muita gente elogia, sugere lugares para conhecermos”. As postagens – realizadas pelo menos duas vezes por semana – tem como objetivo a descrição dos pratos, temperos e claro, do próprio local a qualquer pessoa interessada. “Quem tenha curiosidade pela gastronomia, música, diversão e cultura”, definiu Liana quanto ao público alvo.

Outro fator que chama a atenção dos visitantes é a mistura que os dois realizam a cada sugestão. “Talvez muitas pessoas não pensam em pedir uma música e um prato ao mesmo tempo. Para nós, o melhor de um restaurante é combinar tudo: pessoas, comida e música”, explicou Boldrini. Por isso também a existência de um player de música no blog.
Registros
Além de contar as experiências pessoais, definir o prato e o local, os estudantes ainda registram todos os detalhes em belas fotografias. O responsável pelo trabalho ‘de dar água na boca’ é Ariel, que define o dom como mais um hobby. A cada encontro, Boldrini é capaz de tirar mais de 100 fotos, transformando-se em cerca de seis ou sete a cada postagem. No entanto, o visitante pode conferir o registro completo através de um link no final de cada post.
Futuro
A idéia, de acordo com eles, é continuar com a ‘brincadeira’ para conhecer cada vez mais lugares e pessoas. “A lista de locais para conhecermos ainda é grande”, afirmou Liana. Questionados sobre a questão da balança, os dois afirmam que as doses gastronômicas ainda são poucas – no máximo duas vezes por semana, o que não deve afetar muito o peso de cada um.

Ps. Minha matéria foi públicada recentemente na Gazetinha (onde trabalho) e rendeu bons frutos a Liana e Ariel. As visitas que eram de 270, já passaram das 800. Algumas emissoras de tv também pediram o contato deles para realizar matérias!
É isso galera! Ibope é com a gente! haha!

2 comentários:

Liana Gratieri disse...

Nós adoramos, Thays!!
A matéria ficou lindíssima mesmo, conseguiu captar bem a idéia do blog.

Muitíssimo obrigada!

carol~ disse...

É isso aí, galera! A metperia ficou bem bacana mesmo, Thays! :D

Sabe qe hoje estava passando um documentário sobre uma tailandesa, uma das primeiras a ter um blog sobre restaurantes/refeições... achei bem bacana e lembrei da matéria da Gazeta...

=)