29 de ago. de 2008

Imparcialidade?

Fazendo o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), tenho me interessado por alguns autores que escrevem coisas fascinantes, das quais eu quero um dia poder escrever...
Achei um artigo de Gustavo Barreto que fala sobre a imprensa alternativa no país. Mais que isso, ele faz uma crítica ao que nós (jornalistas ou quase jornalistas), chamamos de imparcialidade.
O que aprendemos na faculdade é que um repórter tem sempre que ouvir os dois lados, e então fazer um contraponto, respeitando, é claro, as informações de cada fonte.
Mas, eu nunca havia pensado que essa "imparcialidade" é muitas vezes a falsidade do jornalismo. Aos interessados; vale a pena ler:
Tendo maior poder de negociação, as pessoas que menos sofrem com a recessão possuem um acesso muito maior à mídia. E a isto boa parte da mídia chama de "imparcialidade".
Eles dizem: "Vamos, de forma imparcial e democrática, ouvir o megaempresário e o mendigo. Vamos colocá-los juntos e ouvi-los". Aí o mendigo não consegue falar, não consegue passar sua idéia. Ele está desorganizado, não conhece os outros mendigos. Está desesperado. Se o pessoal da produção oferecer um pão, a crítica dele já será outra, mais mansa.
Depois fala o megaempresário. Possui três empresas, provavelmente herdadas do pai, do tio, do avô. Está confortável em sua posição, viaja duas vezes por ano para a Europa, participa de um seminário por mês, onde encontrará todos os seus amigos megaempresários. Naturalmente ele estará mais à vontade para colocar suas posições.
Esta é uma metáfora, pode ser visto como uma metáfora, mas é parecido com o que acontece, de forma mais geral, com os diversos segmentos de nossa sociedade.
A grande mídia, ou boa parte dela, não consegue nem enxergar isso. Muitas vezes — mas não todas — não se trata de má-fé. No entanto, é no mínimo patético pegar o cara que já nasceu condenado a todas as formas de injustiça e colocar no mesmo patamar que o garoto da Zona Sul, que teve uma educação européia. É no mínimo ridículo.
A isso chamam "imparcialidade".


Um comentário:

Aline Aguayo disse...

É... o dia q qquer veiculo for imparcial, totalmente... Quem sabe a notpicia será tbm 100% verdadeira...