30 de jul. de 2008

O dia do poeta

Hoje, ele completaria 102 anos de vida.
O meu poeta favorito, o homem que eu gostaria de ter conhecido, a figura simples, da poesia simpes e direta...
Mário de Miranda Quintana, ou o nosso "Mário Quintana" nasceu em Alegrete - RS, no dia 30 de julho de 1906.
O homem de hábitos simples e com uma poesia cheia de suavidade conseguiu conquistar o coração do brasileiro através da sua arte, tão pura, linda e verdadeira.
Há quem diga que Quintana era quieto, sereno e de poucas palavras, mas eu acredito que ele era ríspido, irônico e um pouco orgulhoso, como ele mesmo descreveu;

"Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que nunca acho que escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso ! sou é caladão, instrospectivo. Não sei por que sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros ?"

E para lembrar desse grande poeta que se consagrou nas ruas de Porto Alegre, deixo aqui uma das minhas poesias favoritas

BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres, enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve,
e o amor mais breve ainda...

2 comentários:

Fernanda disse...

Puxa, eu adoro Mário Quintana.
Não ao ponto de decorar poemas inteiros (nunca fiz isso direito), mas ao ponto de admirá-lo.
Meu conterrâneo, tem um trecho de poema que adoro pela simplicidade e ao mesmo tempo pela complexidade:

"Todos estes que aí estão / atravancando no meu caminho / eles passarão / e eu passarinho"

Bejo, Thays
(visita retrubuída, thanks).

Carlos Luz disse...

oi menina... então somos dois a ter o eterno quintana como poetas preferidos...
beijão...