12 de jan. de 2008

O canto da alma

Hoje, a primeira música que ouvi foi "Pretinha" do Seu Jorge, depois passei pra Titãs e Marisa Monte com "Flores". As músicas sempre me descrevem, sempre descrevem meu dia.



Eu adoro isso! Adoro ainda as que falam por metáforas, na verdade, acho que todas falam assim, já que são poesias da alma.

Uma vez, um amigo poeta me disse que todas as poesias são metáforas. Eu, leiga no assunto, nem imaginava isso. Mas comecei a prestar atenção, e aí me alucinei com essa idéia.

Eu e o meu amigo Petruquio ("Pê" para os íntimos) sempre trocamos poesias por scraps. Começamos por bobeira... Procurávamos alguma que combinasse com o nosso dia e trocávamos. Ficou tão bom isso, que acho as vezes que o Pê é vidente, já que ele sempre descobre nas poesias a melhor forma de me dar bom dia e falar sobre meu estado. Ele nunca erra o espertinho!

Quando fui a Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, descobri por fotos e relatos, que o grande poeta brasileiro sempre foi muito solitário; o que achei triste por demais. Como pode um poeta como ele ser solitário?

Antes de se tornar Casa de Cultura, o prédio servia de hotel. Um dos maiores e mais luxuosos de Porto Alegre. Neste hotel, chamado Majestic, foi onde Quintana passou 14 anos de sua vida (1968-1982).

Para mim, os poetas deveriam ser as pessoas mais felizes emocionalmente, já que eles tem o poder de descrever cada sentimento. Mas, como eu ainda não descobri todos os detalhes desta "doce" vida, prefiro não opnar muito.

"Bilhete"
Se tu me amas, ama-me baixinho. Não o grites de cima dos telhados. Deixa em paz os passarinhos. Deixa em paz a mim! Se me queres, enfim, tem de ser bem devagarinho amada,
porque a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
(Mário Quintana)

2 comentários:

efvilha disse...

Olá, Thais.

Esta, parece-me que ainda não postei.
É tua.


O que diz o poeta

É preciso
Compreenderes
Que o poeta
Fala de tudo e de nada.

Se mente,
da verdade fala.
Se fala a verdade,
dela é semente.

O poeta,
minha cara,
só não cala.

A verdade encara.
A ela embala.
O poeta.

Um beijo de Paz, em ti.

toniandre disse...

Boa análise! Poesia dispensa explicação, ela é inspiração, tanto pra quem escreve como pra quem lê!!